COVA DA BEIRA 2020 APOIA AUMENTO DA CAPACIDADE DE ARMAZENAGEM DE VINHO

O instrumento de apoio ao desenvolvimento local COVA DA BEIRA 2020, gerido pela Rude – Associação de Desenvolvimento Rural, abriu o período para apresentação de candidaturas destinado a apoiar a aquisição de equipamentos que permitam o aumento da capacidade de armazenagem de vinho, no âmbito da operação "Pequenos investimentos na transformação e comercialização" da Medida 10 - LEADER do PDR2020.


O apoio agora lançado pretende fazer face às perturbações sentidas no setor vitivinícola decorrentes da pandemia de COVID-19. De facto, as fortes restrições à circulação e as medidas de distanciamento social causaram perturbações nas cadeias de abastecimento, tanto ao nível grossista como retalhista, assim como no setor da restauração, nomeadamente com o encerramento dos restaurantes, cantinas, bares e hotéis, que afetaram gravemente o consumo de vinhos nacionais, contribuindo para a existência de excedentes de vinho no mercado.


Nesse sentido o apoio previsto, permitirá aos operadores gerir adequadamente os seus stocks, aumentando a sua capacidade de armazenagem que possibilite vender o litro de vinho em uma situação normal de mercado em vez de o fazer com a introdução de descontos por forma a libertar capacidade de armazenagem.



A tipologia de intervenção a apoiar respeita a unidades agroindustriais para aquisição de depósitos em aço inox, mediante a utilização de custos simplificados sob a forma de tabelas normalizadas de custos unitários, cujo custo total elegível, apurado em sede de análise, seja igual ou superior a 10 mil euros e inferior ou igual a 200 mil euros.


O período de candidaturas decorre até ao dia 1 de novembro.

Consulte toda a informação aqui.